Incongruências da vida


Frida Kahlo
As vezes eu fico a pensar sobre temas dos quais gostaria de escrever para assim sempre poder lembrar-me das coisas que acontecem ou passam pela minha mente. Quantas vezes falamos de tal ou tal coisa e nunca nos lembramos mais? É muito curioso, mas quando algo está escrito perdura para sempre.  É o mesmo quando tiramos uma fotografia. É muito interessante porque quando escrevemos, todos o fazemos duma maneira diferente e quando tiramos uma fotografia, é o mesmo, ainda que seja a mesma fotografia da mesma coisa, a fotografia sempre será diferente. Tudo depende de quem escreve ou de quem tire a foto.

Mas porque gostamos tanto de deixar as nossas histórias escritas ou em foto? Eu acho que é uma maneira de olhar o passado, de poder olhar ao que um dia, ou um momento determinado passou pela nossa cabeça ou aconteceu. Hoje eu queria escrever coisas sobre o parque do Kennington, em Londres, muito perto de onde eu moro. Eu caminho pelo parque muitas manhãs, cedo, quando nós todos acordamos, juntamente com a cidade, e tudo parece mais novo, mais fresco. Mas agora mesmo mudei de idea, acabo de ler o que aconteceu na passada noite na cidade do Mexico. Estou a chorar. Um terremoto. Com certeza algo para deixar escrito, para nunca nos esquecer.

Um terremoto muito forte atingiu o centro da cidade do México, matando pelo menos 248 pessoas e destruido dezenas de edifícios na capital. Mais de 20 crianças morreram e 30 ficaram desaparecidos depois que uma escola entrou em colapso. Quase dois milhões de pessoas na capital estavam sem eletricidade e as linhas telefônicas estavam baixas. Hoje estamos todos tristes e pensamos em México, é um dia para chorar e também para lembrar. O mais estranho é que há trinta e dois anos no mesmo dia 19 de setembro houve também um terremoto na cidade do Mexico que matou no redor de 5000 pessoas. Não acredito.

Mas o dia continua e também a semana e tudo vai para adiante, não podemos ficar quietos, tristes, só podemos tentar ajudar como seja possível. Eu vou acender uma vela à Virgem de Guadalupe para todos os que no México perderam a vida. E hoje e vou dedicar este escrito ao meu México lindo e querido e especialmente a todas as pessoas afetadas. Vamos então falar da Virgem de Guadalupe primeiro porque ela esta lá com os Mexicanos, e eles consideram-na a rainha do México .

A Virgem de Guadalupe é a padroeira do México. De acordo com a tradição, a Virgem Maria apareceu a um indígena chamado Juan Diego em 9 de dezembro de 1531. Se tu vais ao México de visita, tu podes ver a Virgem na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, uma igreja católica, no norte da Cidade do México. Eu estive lá várias vezes e vale muito a pena visitar o sitio. Há sempre muita gente e com grande devoção, parece incrível, mas os Mexicanos gostam muito da Virgem.

Mexico tem muitas coisas de que falar para ficarmos aqui todo o dia a ler e a escrever. Perto na cidade do Mexico temos as pirâmides e os restos de Teotihuacan, considerado Património da Humanidade pela UNESCO desde 1987.

Teotihuacan é um sítio arqueológico enorme, contendo algumas das maiores estruturas piramidais construídas nas Américas pré-colombianas. A maior pirâmide, a Pirâmide do Sol, foi completada em 100 DC. Há também a pirâmide da lua que é mais pequena e muito linda. Teotihuacan é um locai muito turístico mas também muito espiritual e sagrado para muitos Mexicanos. Eu já estive lá muitas vezes e é muito recomendável.

Poderiamos também falar da Frida Kahlo, considerada uma das maiores artistas do México, juntamente com o seu marido Diego Rivera, considerado extensamente como o artista mexicano mais influente do século XX e quem foi uma figura bem conhecida. Se tu vais ao Mexico é obrigatório visitar a casa azul da Frida Kahlo, agora o seu museu. As pinturas e murais mais importantes de Diego Rivera podem-se ver só nas paredes do Palácio Nacional do México. O museu da Dolores Olmedo aloja permanentemente as coleções de obras mais importantes do mundo de Diego Rivera e Frida Kahlo. Outro local de visita obrigatória.

A Cidade do México é a capital e a cidade mais populosa do México. A Cidade do México é um dos centros financeiros mais importantes das Américas. Está localizado no Vale do México, um grande vale nos altos planaltos do centro do México, a uma altitude de 2.240 metros.

A população da Grande Cidade do México, estimada hoje em dia pelos governos federais e estaduais, é de 21,3 milhões de pessoas. Isto faz da cidade do Mexico a maior área metropolitana do Hemisfério Ocidental, a décima maior aglomeração e a maior cidade de língua espanhola do mundo inteiro.

Eu quero compartilhar hoje o meu sentimento e amor por este pais tão querido onde eu vivi durante dez anos. Eu sempre levo o México no meu coração e hoje ainda mais.

Agora eu vou terminar este escrito com as letras duma canção Mexicana que tem sido cantada por muitos artistas tanto homens como mulheres que se chama “Mexico Lindo e Querido” e diz assim:

México lindo e querido s
e eu morrer longe de ti
deixe-os dizer que eu estou dormindo
e que tragam-me aqui
México, meu querido
se eu morrer longe de ti
 

Comentários

Mensagens populares