O lago de Banyoles – Girona


O lago de Banyoles

Quando eu era criança a minha mãe contava-me histórias e contos. Eu acho que tenho muita sorte.  Ela contava muitas lendas e eu pensava, às vezes, que ela estava a inventá-las todas. Hoje já não me lembro de todas, mas quando esta amanhã eu li acerca do lago de Banyoles, não acreditei que era a mesma lenda que a minha mãe me contou há já tantos anos. Eu fiquei muito feliz. Obrigado Lola.

Banyoles é uma cidade com quase vinte mil habitantes localizada na província de Girona, no nordeste da Catalunha, na Espanha. Banyoles é mais famosa pelo lago de Banyoles, um lago natural localizado numa depressão tectônica.


O lago de Banyoles tem uma forma caprichosa de oito. De norte a sul tem um comprimento de 2.080 metros, e de leste a oeste, uma largura de 730 metros. A profundidade máxima é de cerca de 60 metros e é alimentada por águas subterrâneas do rio Llierca e o fluxo de Borró.

O lago começou a formar-se na era quaternária, há 250 mil anos. Com tantos anos de vida, o lago viu tudo por suas águas: dragões que comiam as crianças, goges* de água ... e até jogos olímpicos.
*as mulheres da água que são seres da mitologia catalã.

Esta é a lenda de um camponês chamado Morgat que testemunhou o nascimento do lago de Banyoles. Muitos milhares de anos atrás, onde a igreja de Santa María de Porqueres está em pé, havia uma planície fértil de campos de trigo muito perto da cidade de Banyoles. Naquele dia, Morgat foi com seus bois até ao campo, como costumava fazer. Depois de um tempo, Morgat ouviu uma voz dizendo: "Morgat, Morgat, pegue o arado e cubra-se". Nosso camponês foi surpreendido. Que estranho! Essa voz, tão clara. De onde ela vinha? Não seria, se alguma coisa, sua imaginação? Morgat olhou para a esquerda e para a direita e não viu uma alma ... Ele pensou que ele tinha tomado o pequeno almoço por algum tempo e talvez a fome estivesse jogando truques nele ... e ele voltou ao trabalho.

Não havia dado os bois nem os dois passos quando a voz se sentiu novamente, insistindo: "Morgat, Morgat, pegue os bois e vá em direção à casa". O pobre Morgat não entendeu nada ... como os bois não o houveram dito, ele não tinha idéia de onde essa voz poderia vir. Ele voltou ao trabalho, pensando que quanto mais cedo ele terminasse, mais cedo ele poderia ir para casa. Mas a voz voltou e desta vez mais clara e forte: "Morgat, Morgat, vá para casa ou você se afogará". Morgat desta vez prestou atenção à voz, pegou os bois e correu rapidamente em direção à sua casa. Quando ele chegou na fazenda, ele ouviu um barulho alto, como se a terra estivesse quebrando. Morgat virou-se e viu como as ondas gigantescas vieram dos campos, inundando toda aquela terra com fúria e tirando árvores e colheitas. Quando as águas se acalmaram, surgiu um lago que passou da área de Lió para Estunes e de onde hoje é a igreja de Porqueres até Banyoles.

Desde então, o lago de Banyoles e seus arredores misteriosos acolheram criaturas fantásticas, como o dragão de Banyoles ou as fadas da água. As fadas da água são mulheres que vivem em Estunes, ao pé da montanha de Sant Patllari. Durante o dia, elas vivem nessas galerias subterrâneas, com paredes de ouro e pedras preciosas, protegidas por uma rede de seda fina. À meia-noite, essas fadas da água saem para tomar a luz da lua e lavar seus velos finos e se olham no espelho nas águas do lago. Você nunca as viu?

Comentários

Mensagens populares