A virgem da Mercè, padroeira da Barcelona


Todos os anos em Barcelona se celebram as festas da Mercé. Estas são muito populares desde há muitos anos. Toda a cidade fica de gala e há muitas atividades culturais no redor da cidade, desde concertos musicais, peças de teatro até exposicões especiais em museus e locais de interesse, como parques e praças. Tudo é uma festa! Não há melhor sitio que Barcelona para ficar alegre.

Por exemplo, temos o festival MAC (Mislata, art al carrer). Mislata é uma província de Valencia em Espanha, e art al carrer significa arte na rua. O festival organiza diferentes atividades. Este ano com a projeção "360", um filme sobre os genes dos islandeses e paisagens espectaculares, da empresa Eyesberg de Reikiavik.

Outra das atividades muito interessantes é também o festival de música BAM (Barcelona Acão Musical). Este festival traz à cidade muitas bandas de música da Espanha e também de fora, como exemplo este ano temos um cantor de jazz e funk que se chama Hailu Mergia e ele vem da Etiopía. Também poderemos ver À Dame Blanche, com música urbana latino-americana.

Durante a festa da virgem da Mercé também acontece a Feira do vinho da Catalunha, muito linda e divertida.  Perto na praça da Espanha, no castelo de Montjuïc, há um espectáculo que se chama o “correfoc” o que significa “corrida de fogo”, sendo especialmente popular o "Piromusical” (um grande castelo de fogos de artifício coordenado com as fontes de luz de Montjuïc que explodem de maneira sincronizada com a música). Eu recomendo muito assistir este video, é muito bonito.

As atividades acontecem durante toda a semana por toda a cidade, no Parque do Fòrum, no Parque da Ciutadella, na Rambla do Raval e em muitos outros pontos da cidade. O progama começa no dia 22 e termina no dia 25 de Setembro.

História da festa da Mercé
A Mercè, é a maior festa em Barcelona, desde 1902, a Câmara Municipal da cidade fez pela primeira vez um programa de eventos extraordinários para celebrar a festa da Virgem da Mercè, que acontece em 24 de setembro.

Nossa Senhora da Mercè é uma invocação mariana venerada pelos católicos da Santíssima Virgem Maria. Também é equivalente o nome da Virgem da Misericórdia.

No ano de 1902 recebeu um novo impulso com passeios de cavalos, um primeiro encontro de gigantes de toda a Catalunha, um primeiro concurso de castelos feitos com pessoas, e a difusão de uma dança do Empordà que ganhou popularidade em toda a Catalunha com o nome da sardana, que é a dança tradicional catalã, a que vou dedicar um capítulo completo mais adiante.

Uma lenda
A lenda diz que, na noite de 24 de setembro de 1218, a Virgem apareceu simultaneamente ao rei Jaime I, a São Pedro Nolasco e a San Ramón de Penyafort. A Virgen pediu aos três que criassem uma ordem de monges dedicada a salvar cristãos presos pelos sarracenos. Os sarracenos eram os árabes instalados na região e que estavam a conquistar Espanha. Aqueles eram tempos de guerra religiosa.

Séculos mais tarde, em 1687, Barcelona sofreu uma praga de gafanhotos e foi colocada nas mãos da Virgem da Mercè. Quando a praga acabou, a Câmara Municipal nomeou a Virgem como padroeira da Barcelona. Mas o Papa não ratificou a decisão até dois séculos depois, em 1868.

Hoje A Mercè é uma festa com um programa voltado para a cultura mediterrânea que inclui artes de rua, desfiles, concertos e danças tradicionais. As atividades mais tradicionais da Mercè são, realmente, um compêndio da cultura popular de toda a Catalunha. A grande especialidade de Barcelona são os desfiles. A organização de desfiles com grupos de cultura popular serve para manter viva a vocação festiva e teatral com a qual estas festas nasceram.

Comentários

Mensagens populares