O Natal na Catalunha


Natal

A Feira de Santa Llúcia é um mercado de Natal que se celebra todos os anos em torno da Catedral de Barcelona. Embora não seja o único mercado de Natal da cidade, é o mais antigo de todos, e já é uma tradição, para a gente de Barcelona e turistas que passam o Natal em Barcelona, para caminhar entre suas barraquinhas cheias de vida e cores.

O que começou no início foi uma feira organizada por ocasião do feriado de Santa Llúcia, em 13 de dezembro, levou agora a um mercado de Natal aberto durante mais de três semanas. Dependendo do calendário, ele começa no final de novembro ou princípio de dezembro e termina no dia 23 de dezembro.

Breve história da feira de Santa Llúcia.

As primeiras referências sobre a Feira de Santa Llúcia de Barcelona datam do ano de 1786. Embora a feira tenha mudado muito desde então, naquele ano, há evidências da presença de barracas ao lado da Catedral onde os paroquianos, depois da saída da cerimónia religiosa, eles aproximavam-se às barracas onde vendiam berços e figuras de lama ou papelão. Durante o século XIX, começou a ser adicionado outro tipo de barracas, com bonecos e outros itens para crianças.

O que você pode encontrar na feira.

As aproximadamente 300 barracas que compõem a Feira de Santa Llúcia são divididas principalmente entre aquelas que vendem objetos e artigos com uma relação mais direta com o Natal (decorações de Natal, árvores, berços ...) e aquelas que oferecem todos os tipos de itens de presente principalmente artesãos (joalharia, lenços, fantoches, etc).

Recomendamos que você, sempre que possível, passe duas vezes pela feira, uma vez durante o dia e outra vez durante a noite. Ao fazê-lo, você poderá desfrutar do encanto particular que se respira nas barracas em cada um desses dois momentos. Além disso, não se esqueça de se aproximar da praça vizinha de Sant Jaume, onde todos os anos  há um berço ao vivo – muito giro.    

A feira oferece:

·         Berços e figuras: complementos da paisagem da manjedoura, cavernas, figuras, luzes de Natal, bolas, velas e decorações de natal para casa, berços e árvores.

·         Verde e vegetação: árvores naturais ou artificiais, musgos, cormorões de todos os tamanhos, peregrinos de cortiça, buquês de sorte, ramos de eucalipto e similares.

·         Artesanato: todos os tipos de produtos e acessórios de artesanato, como roupas, jóias, artigos de decoração e presentes e muitos outros.

·         Simbombes: além do instrumento tradicional, pandeiros e muitos outros utensílios para dar um toque musical ao seu Natal.

Lugar perto de interesse – A Catedral de Barcelona

A Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália, também conhecida como a Catedral de Barcelona, é a Catedral Gótica e a sede do Arcebispo de Barcelona. A catedral foi construída nos séculos XIII ao XV, com o principal trabalho realizado no século XIV. O claustro, que encerra o Poço dos Gansos (Fonte dos Gansos) foi completado em 1448. No final do século 19, a fachada neogótica foi construída sobre o exterior indescritível que era comum às igrejas catalãs. O telhado é notável pelas gárgulas, com uma ampla gama de animais, domésticos e míticos.

E para o próximo artigo, esteja preparado para aprender uma das tradições mais importantes nas ruas da cultura catalã  - "O Caga Tio". É a véspera de Natal, o que significa que as crianças em toda a região catalã da Espanha estão se reunindo em suas casas para “O Caga Tió”. Um tronco com pernas de vara, um rosto sorridente e um chapéu vermelho flexível é batido até que ele caga presentes para todos.

Comentários

Mensagens populares