As celebrações de fevereiro

Correfoc Barcelona
O inverno começa no dia 21 de dezembro, solstício de inverno, e termina a 21 de março, coincidindo com o equinócio da primavera. É a estação mais fria e húmida do ano, o tempo em que o sol é novo, os dias são mais curtos e as noites mais longas. O inverno é anunciado pelas baixas temperaturas e neve nas montanhas. As celebrações mais importantes deste período são agrupadas em dois grandes momentos festivos: o ciclo de Natal caracterizado pela alegria íntima e familiar e o ciclo do carnaval caracterizado pela transgressão desenfreada.

Há varias celebrações acontecendo em torno de 12 de fevereiro, dia em que se celebra Santa Eulàlia ou Laia, uma jovem lutadora de Barcelona dos séculos III i IV. Ela foi martirizada e executada pelas autoridades romanas. A primeira evidência documental que foi preservada no culto de Santa Eulália em Barcelona remonta ao século VI, três séculos após a sua morte. Atualmente, é uma das padroeiras da cidade de Barcelona e também padroeira de outras cidades catalãs. Com Santa Eulàlia nós celebramos as maiores férias de inverno.

A Bandeira de Santa Eulàlia é um símbolo muito importante para Barcelona e para toda a Catalunha.

As datas do festival de Santa Eulàlia em Barcelona 2018 são de sexta-feira, 10 de fevereiro a segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018. Muitos dos principais eventos acontecem no domingo 11 de fevereiro, incluindo a construção da torre humana, “els castellers”.

As celebrações de Santa Eulàlia são as maiores festas de crianças de Barcelona. O festival de Santa Eulàlia também é conhecido como festival "La Laia". Laia é um diminutive para Eulàlia.  Uma "gigante" chamada Laia é a estrela do festival. Os principais eventos do festival de Santa Eulàlia acontecem todos os anos nos dias que se aproximam de 12 de fevereiro, que é o dia de Santa Eulàlia.

No dia de Santa Eulália às 9h45, uma tradição importante é o alçamento da bandeira de Santa Eulàlia na varanda da Câmara Municipal na Praça de Sant Jaume e seguida do discurso de abertura que se chama 'pregó de Santa Eulàlia.

O programa do festival de Santa Eulàlia apresenta concertos, procissões, eventos abertos e outras atividades de todos os tipos, principalmente para crianças. O festival tem lugar em vários locais em toda Barcelona, mas é principalmente na cidade velha de Barcelona, em Ciutat Vella. Pode-se desfrutar de muitas tradições catalãs típicas como desfiles dos "gegants" (gigantes) e outras figuras de fantasia. Pode-se ver a construção dos “castellers” (torre humana), do “correfoc” (corridas de fogo) e muitas outras atividades, incluindo histórias, fantoches, oficinas familiares, palestras, concertos e muito mais.

Mais uma vez, em 2018, pode-se desfrutar da 7ª edição do festival luminoso LlumBCN de Barcelona que acontece durante o festival. O festival da luz, o Llum BCN ilumina várias partes do antigo distrito medieval de Ciutat Vella, com 24 instalações de luz e rotas de visitantes através de 14 pátios medievais.

Quando é de noite, Barcelona brilha graças ao talento de artistas de todo o mundo e estudantes da nossa cidade que dominam o poder transformador da luz.

Pela primeira vez, o bairro de Poblenou será iluminado. Um bairro com uma faculdade muito especial e um passado industrial que vive um intenso processo de transformação para tornar-se um novo distrito de tecnologia, inovação e criação. A LlumBCN 2018 tem como artista convidada da Quebec, Monique Savoie. Ela fundou a prestigiosa Société des Arts Technologiques (SAT) em Montreal. Ela vai apresentar uma seleção das melhores projeções imersivas.

Nesta sétima edição, o festival duplica o número de shows e instalações de artistas de prestígio do nosso país e de outras partes do mundo. Uma das características que distinguem o festival de outros festivais de luz é o compromisso pela experimentação e inovação, oferecido pelos alunos das escolas de arte, design, iluminação e arquitetura da cidade. Eles têm o desafio de transformar espaços de natureza muito diferente com novas estratégias pelo tratamento da luz e do espaço.

Santa Eulàlia é uma das padroeiras da cidade de Barcelona. Ela também é padroeira dos marinheiros e é invocada contra abortos, seca, chuva e para proteger os marinheiros e garantir a navegação segura.

Mais uma vez Barcelona, capital da Catalunha demostra ser uma cidade próspera, inovativa e moderna. Uma cidade cheia de gente elegante e internacional, bares agradáveis, concertos diários e com praias.

Barcelona é realmente diferente de outras cidades espanholas. Muitos estrangeiros vão aprender espanhol durante o verão apenas para encontrarem-se numa cidade estrangeira com uma língua diferente na Espanha. O idioma principal de Barcelona e Catalunha é catalão e é muito diferente do espanhol. Na verdade, é uma das quatro línguas reconhecidas na Espanha. Alguns supermercados têm suas descrições de produtos em quatro idiomas: espanhol, catalão, galego e basco.

Há muitas semelhanças com outras cidades espanholas como a deliciosa comida de tapas, paella e outras coisas, mas também produtos locais, como o delicioso cava. E tu, ja experimentaste Barcelona?, agora é uma grande oportunidade para visitá-a. Vais adorá-a.

Comentários

Mensagens populares