Aprender, Crescer, Mudar

O galão é um café com leite
Há dois anos que comecei a estudar português. Estou agora já a escrever histórias e contos que me acontecem às vezes. Eu falo, leio, escuto o radio e até vejo a televisão em português. Estive já em Portugal várias vezes durante os últimos dois anos. Eu adoro a vontade de seguir a aprender esta língua. É um caminho muito longo. Aprender português num país em que as pessoas falam inglês não é tão fácil. Eu tenho sorte porque eu moro num bairro desta cidade onde há muitos portugueses com muitas lojas e restaurantes. Eu falo também porque eu tenho amigos portugueses e também o meu namorado  é Português. Além disso eu tenho aulas todas as semanas com o professor Alexandre, também português. Ele ajuda-me muito porque é muito dedicado e manda-me artigos e notícias pelo correio eletrónico para eu ler. Ele da-me também, às vezes, jornais de Portugal, os quais eu adoro ler.

Alguém diria que fazendo tudo o que eu faço é suficiente, mas não é. Ainda muitas vezes não sei quando usar mal ou mau, todo ou tudo, por exemplo. Todos os dias estou a praticar e ainda hoje não consigo fazer o meu português perfeito. Eu ainda tenho muito que fazer. Este ano eu estou a planear ir a Lisboa pelo menos cinco semanas inteiras para só falar português, e fazer a vida como os portugueses a fazem. En fim, ser um pouco Português. Eu quero descobrir mais sobre Lisboa, saber mais sobre a história da cidade, coisas e fatos curiosos e também as tradições mais importantes da capital.

Eu estou já a fazer pesquisas e por exemplo aqui eu vou falar um pouco do hábito do café – algo muito interesante.

Quase todos o portugueses gostam de café. Eles bebem café até mais do que uma vez por dia, seja na rua ou no local de trabalho. Aparentemente Portugal é um dos países de referência para os amantes do bom café e Lisboa ajuda a esta fama. Uma das coisas muito engraçadas é que há muitas maneiras de pedir um café e estas variam em diferentes pontos do país, por exemplo:

-              A bica é um café expresso ‘normal’. A história diz que o nome é o acrónimo da recomendação “beba isto com açúcar” que a Brasileira, o famoso estabelecimento, dizia aos seus clientes.

-              O garoto é um café com um pouco de leite. Também pode-se dizer “pingo” no norte do país. Deve ser servido quente numa xícara de café.

-              O café curto é o mesmo que “italiana” o que é café com pouca água. Normalmente é preparado na máquina de expresso.

-              O café cheio é um café em que se deixa sair mais água da máquina, ainda que a forma correta de o fazer seja colocar água quente na chávena e de seguida tirar um café normal.

-              O carioca é muito semelhante ao café longo, pois consiste num café expresso que foi diluído em água.

-              O abatanado é o café controverso por excelência: há quem diga que “são duas bicas mais um bocadinho de água“, ao que alguém responderá que isso é “um verdadeiro disparate, um abatanado é uma bica com um pouco de água“.

-              O galão é um café com leite que se toma (em geral) antes do meio-dia. É habitualmente servido num copo de vidro comum e o acompanhamento típico é uma torrada com manteiga ou um pastelinho.

Eu espero ter a chance de experimentar e desfrutar todos os dias desta maravilhosa cultura de café quente quando eu ficar em Portugal este ano. Será importante descobrir onde há uma loja gourmet, ou mesmo uma cafeteria, antes de alugar um quarto em Lisboa.

A minha pesquisa informa-me das diferentes marcas de café em Portugal, mas provavelmente a maior e mais famosa marca de café  é a Delta que conquistou Portugal há mais de 40 anos. Em Lisboa também se conhecem as marcas Nicola, Café A Brasileira, Tofa e Sical. Eu pessoalmente não conheco bem as marcas, mas adoro o galão, especialmente com o pastelinho, mas eu acho que eu vou experimentar o abatanado também…. é tu, qual gostas?

Quando se trata de comida típica, Lisboa é uma cidade multicultural e é possível provar comida típica das mais variadas regiões do país e dos mais distantes países do mundo também.  Há pratos de culinária que fazem parte da cozinha tradicional Portuguesa, como por exemplo  bacalhau à brás, ameijoas à bulhão pato, pataniscas de bacalhau, meia-desfeita (bacalhau cozido com grão de bico), peixinhos da horta, bolo-rei, broas castelar, farturas e pastéis de Belém. Só de ler isto já fiquei com fome! Haverá que experimentar todos os pratos, especialmente este com o grão de bico.

Lisboa é encantadora durante todo o ano e não é preciso nenhum acontecimento especial para poder usufruir em pleno a cidade. No entanto, há festas e eventos de Lisboa que já se tornaram marcos culturais incontornáveis e que proporcionam momentos inesquecíveis a todos os que neles participam. Por exemplo temos as festas e eventos mais populares como as festas do Santo António e as festas de Lisboa, que acontecem durante o mes de Junho. Vamos là todos!

Embora cinco semanas na capital de Lisboa possa parecer muito tempo, eu estou certo que não vou ter muito tempo para aprender tanto. Haverá que descobrir e provar vinhos também que há muitos e bons, fado e festivais de música, livros, museus, e descobrir mais a fundo a cultura e costumes e tradições de Portugal. Se calhar este vai ser o melhor momento para ler um pouco de Camões, ou Pessoa. Já lá vou comprar a minha passagem! Até já!

Comentários

Mensagens populares